(11) 94351-9093

Blog

ONDE DESCARTAR O SEU LIXO ELETRÔNICO?

O consumo de eletrônicos aumentou muito. Você já parou para pensar com que frequência troca de celular? Quantos equipamentos eletrônicos existem à sua volta? Pois saiba que só no Brasil são mais de 240 milhões de aparelhos celulares, segundo dados da Anatel.

O que você faz com seus aparelhos antigos? E essa pergunta vale pra todo e qualquer tipo de eletrônico, sejam computadores ou celulares. Você sabia que é possível fazer um descarte de produtos eletrônicos corretamente?

Produtos eletrônicos não podem ser jogados no lixo comum porque contêm materiais que são prejudiciais ao meio ambiente. Não adianta você “embrulhar” o celular no jornal para jogar no lixo.

Os componentes químicos que estão na parte interna podem vazar do aparelho, contaminar o solo e atingir até o lençol freático, contaminando a água que você e sua família consomem. O assunto é sério.

Coleta de lixo eletrônico

Se o descarte de produtos eletrônicos já é um problema para cada indivíduo, pense: o que pode acontecer com as empresas? Imagine um escritório pequeno, por exemplo, que tenha dez funcionários. Pare e observe quantos aparelhos podem existir lá.

Se cada funcionário tiver um notebook já será  uma grande quantidade de lixo na hora em que eles ficarem obsoletos. Parece exagero, mas junte a eles a grande quantidade de celulares que existe e também as lâmpadas de LED e pilhas e baterias…

Já pensou se todos jogarem esses produtos sem cuidado? Para evitar acidentes ecológicos é importante fazer a coleta de lixo eletrônico corretamente. Esse é um assunto que tem sido pensado por muitos especialistas.

Falta esclarecimento para que as pessoas façam o descarte de maneira correta. Algumas partes dos equipamentos podem ganhar vida nova em outros aparelhos.

As peças podem ser separadas e até reutilizadas. No Brasil há uma lei que determina que os fabricantes são os responsáveis por receber de volta os produtos eletrônicos que venderam e que serão descartados. Esse processo é chamado de logística reversa.

Essa medida abriu uma nova frente de atuação: empresas se especializaram em fazer a coleta de lixo eletrônico. Além disso, cuidam do descarte de produtos eletrônicos de maneira correta e que não causa problemas ao meio ambiente.

Algumas cidades contam com postos de coleta para lixo eletrônico. Outra possibilidade para fazer o descarte correto é entrar em contato com o fabricante que é obrigado a fazer a logística reversa.

Reciclagem de eletrônicos

Relatório feito pela Organização das Nações Unidas apontou que, anualmente, em todo o mundo, cada pessoa joga aproximadamente 7 quilos de equipamentos eletrônicos no lixo. Ou seja, é muito lixo colocando o meio ambiente em risco.

Confira a lista de alguns dos produtos que devem ser jogados no lixo de maneira mais consciente:

  1. > Equipamentos domésticos como batedeiras, aquecedores, ventiladores espremedores de frutas, entre outros;
  2. > Desktop, notebooks, impressoras e monitores entre outros;
  3. > Televisores: equipamentos novos como LCD, LED, plasma e também os antigos modelos;
  4. > Tablets, smartphones, lâmpadas LED.

A reciclagem de produtos eletrônicos beneficia o meio ambiente e ajuda a economia já que o descarte correto de produtos eletrônicos possibilita a reciclagem e ajuda na produção de novos aparelhos com valor mais baixo.

Licença Ambiental