(11) 94351-9093

Blog

5 RAZÕES PARA DESCARTAR O SEU LIXO ELETRÔNICO DE MANEIRA CONSCIENTE

O lixo eletrônico ou tecnológico é oriundo de ações antrópicas. É todo o resto de material produzido pelo descarte de eletrônicos e/ou eletroeletrônicos, tais como: computadores, televisores, baterias, celulares, pilhas.

Nesse contexto, este tipo de lixo torna-se prejudicial para o meio ambiente, pois além de contaminar recursos naturais, pode causar graves doenças.
Como as empresas fazem uso dos recursos provenientes da natureza, preservá-la passa a ser essencial para sua existência, sem contar a obrigatoriedade imposta pela Lei nº 12.305/10 que regulamenta ações envolvendo todos os coparticipantes do ciclo de vida dos produtos.
As 5 razões para o descarte correto do lixo eletrônico:

Você desocupa espaço.

Ficar com computadores sem uso ou já obsoletos na sua casa ou escritório ocupa espaço que pode ser melhor utilizado. Além disso, se você atualizar a sua infraestrutura eletrônica, o consumo de energia elétrica também vai diminuir, uma vez que, com o avanço da tecnologia, os componentes ficam cada vez mais eficientes.

Preserva o meio ambiente

Reduzir, reutilizar e reciclar são práticas que precisam ser adotadas por todos, não apenas por empresas ou grupos isolados que buscam prestígio no meio social, pois o reuso de materiais permite que não seja preciso extrair mais matéria-prima.

É nocivo aos seres humanos

Eletrônicos possuem componentes prejudiciais à saúde humana como, por exemplo, metais pesados que são liberados e, quando em contato com a superfície, podem contaminar o lençol freático.
Isso pode causar uma contaminação na água por metais pesados e que, se usada na irrigação, afetará as plantações e o abastecimento público, sem mencionar, por consequência, o aparecimento de doenças.

Atrai novos clientes

A preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente é um assunto que interessa muitas pessoas. Empresas que se propõem a ações ecologicamente corretas são vistas com bons olhos pelos clientes.

Fomenta a economia

De acordo com resultados da ONU, o mercado mundial de lixo eletrônico movimenta cerca de $400 bilhões por ano. Levando-se em conta que nosso país ainda é novo nesta esfera de atuação e trata apenas 13% de todo o lixo eletrônico produzido, há espaço suficiente para criação de novos empregos, pois anualmente o Brasil perde cerca de 8 bilhões por não reciclar.

Reuso de lixo eletrônico

Em suma, quando se joga produtos eletrônicos no lixo comum, vão parar no lixão, onde não há tratamento correto para os resíduos tóxicos que são liberados, acarretando uma série de problemas tanto para o meio ambiente, quanto para as condições da saúde humana, dos animais e planeta.
Portanto, se você descarta inadequadamente os seus eletrônicos, está contribuindo para a contaminação e o consequente desequilíbrio ambiental.
Faça a sua parte, contribua para o bem-estar e preservação do planeta e de seus habitantes.

Licença Ambiental